FALANDO DE ARTE...
Falemos um pouquinho do despertamento em relação à Arte quanto sua importância no processo de ensino e aprendizagem bem como suas especificidades em relacionar-se as outras disciplinas do currículo escolar.
O aluno que conhece Arte pode estabelecer relações mais amplas quando estuda um determinado período histórico.
O mesmo, quando exercita continuamente sua imaginação estará também, mais habilitado a construir um texto e a desenvolver estratégias pessoais para estabelecer um problema matemático.
Conhecendo também a Arte de outras culturas, ele poderá compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, favorecendo abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana.
Além disso, torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor.
O conhecimento da Arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente. Ela ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.
Isso quer dizer que criar e conhecer estão vinculadas e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.
O que distingue essencialmente a criação artística das outras modalidade de conhecimento humano é a qualidade de comunicação entre os seres que a obra de Arte propícia, por uma utilização particular das formas de linguagem. Por meio do convívio da Arte, os alunos podem conhecer:
Nessa perspectiva, a Arte tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico como fato e necessidade de humanizar o homem.
Partindo dessas premissas, os conteúdos da área de Arte devem estar relacionados de tal maneira que possam sedimentar a aprendizagem artística dos alunos.
Tal aprendizagem diz respeito à possibilidade de os alunos desenvolverem um processo contínuo e cada vez mais complexo no domínio do conhecimento artístico e estético.
Enfim, o ser humano que não conhece Arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa, dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
-->
O aluno que conhece Arte pode estabelecer relações mais amplas quando estuda um determinado período histórico.
O mesmo, quando exercita continuamente sua imaginação estará também, mais habilitado a construir um texto e a desenvolver estratégias pessoais para estabelecer um problema matemático.
Conhecendo também a Arte de outras culturas, ele poderá compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, favorecendo abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana.
Além disso, torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor.
O conhecimento da Arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente. Ela ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.
Isso quer dizer que criar e conhecer estão vinculadas e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.
O que distingue essencialmente a criação artística das outras modalidade de conhecimento humano é a qualidade de comunicação entre os seres que a obra de Arte propícia, por uma utilização particular das formas de linguagem. Por meio do convívio da Arte, os alunos podem conhecer:
- O fazer artístico como experiência poética;
- O fazer artístico como desenvolvimento de potencialidade, percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade;
- O fazer artístico como experiência de interação;
- O fazer artístico como produção cultural.
Nessa perspectiva, a Arte tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico como fato e necessidade de humanizar o homem.
Partindo dessas premissas, os conteúdos da área de Arte devem estar relacionados de tal maneira que possam sedimentar a aprendizagem artística dos alunos.
Tal aprendizagem diz respeito à possibilidade de os alunos desenvolverem um processo contínuo e cada vez mais complexo no domínio do conhecimento artístico e estético.
Enfim, o ser humano que não conhece Arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa, dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
Nilma Valéria Bertolino Assis
“O homem cria não apenas porque quer ou porque gosta, mas, porque precisa; ele só pode crescer enquanto ser humano coerentemente, ordenando, dando formas, criando"...(Ostrower)
Ola!!!Seu blog ta cd dia mais lindo!!!!Parabens!!!bjsss
ResponderExcluirOi Amiga! Obrigada pela visita ao meu blog! O seu é muito foffo!Bjs
ResponderExcluirÓtima postagem Nilma parabéns! Quando pequena as atividades de artes eram as que mais gostava.
ResponderExcluirBeijos!
adorei a criatividade do seu blog, esta lindo, adorei as mandalas, mt interesante, bjs e obrigada pela visita.
ResponderExcluir