quarta-feira, 30 de junho de 2010

Painéis para sala: Aniversariantes e Porta de Banheiro

Aproveitando a coluna na sala foi feito um mural de aniversariantes do mês com peixinhos. Use e abuse da criatividade e crie com outras formas: flores, estrelas, geométricos, casinhas etc..
Banheiro Masculino e Feminino.
Painel de entrada da sala de aula

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Zoologia Comparada

Trabalho desenvolvido e realizado com alunos do 8º Ano na aula de Artes.



quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Sabedoria do Artista


A SABEDORIA DO ARTISTA

O que para muitos é um borrão, para o Artista é um pôr-do-sol;

O que para muitos é um barulho, para o Artista é uma cachoeira;

O que para muitos é mato, para o Artista é vegetal;

O que para muitos é um respingo, para o Artista é uma brisa;

O que para muitos é um cheiro, para o Artista é um perfume;

O que para muitos é um grão, para o Artista é um alimento;

O que para muitos é um buraco, para o Artista é um vale;

O que para muitos é um monte, para o Artista é uma colina;

O que para muitos são povos, para o Artista são filhos;

O que para muitos são simplesmente pessoas, para o Artista são especialmente obras de arte.

Você é uma obra de arte, criada e modelada pelas mãos de um Criador que, com muita sabedoria, deu-lhe capacidade para pensar e também expressar os sentimentos através das artes.

Aprenda a observar e interpretar as belezas da Natureza, pois todas as coisas só transmitem uma mensagem: Deus é amor!


domingo, 20 de junho de 2010

Jantar à Brasileira

Jantar a Brasileira, organizado pela minha amada irmã Nilcimara na Igreja.
10º Encontro de Casais, em ritmo de Copa. Tudo verde e amarelo.
Vejam quanta criatividade na montagem deste prato! Mana ficou d++++++++++! Parabéns!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Reciclagem


Relógios feitos em papelão.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Vamos torcer juntos pela seleção Brasileira na Copa do Mundo!!!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mandalas

Mandalas feitas com forma de pizza, guache e lantejoulas. A atividade foi ralizada com turmas de 6º, 7º e 8º Ano.
Exposição de Mandalas.



quinta-feira, 10 de junho de 2010

Falando de Arte

FALANDO DE ARTE...

Falemos um pouquinho do despertamento em relação à Arte quanto sua importância no processo de ensino e aprendizagem bem como suas especificidades em relacionar-se as outras disciplinas do currículo escolar.
O aluno que conhece Arte pode estabelecer relações mais amplas quando estuda um determinado período histórico.
O mesmo, quando exercita continuamente sua imaginação estará também, mais habilitado a construir um texto e a desenvolver estratégias pessoais para estabelecer um problema matemático.

Conhecendo também a Arte de outras culturas, ele poderá compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, favorecendo abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana.
Além disso, torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor.

O conhecimento da Arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente. Ela ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.
Isso quer dizer que criar e conhecer estão vinculadas e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.
O que distingue essencialmente a criação artística das outras modalidade de conhecimento humano é a qualidade de comunicação entre os seres que a obra de Arte propícia, por uma utilização particular das formas de linguagem. Por meio do convívio da Arte, os alunos podem conhecer:
  • O fazer artístico como experiência poética;
  • O fazer artístico como desenvolvimento de potencialidade, percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade;
  • O fazer artístico como experiência de interação;
  • O fazer artístico como produção cultural.

Nessa perspectiva, a Arte tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico como fato e necessidade de humanizar o homem.
Partindo dessas premissas, os conteúdos da área de Arte devem estar relacionados de tal maneira que possam sedimentar a aprendizagem artística dos alunos.
Tal aprendizagem diz respeito à possibilidade de os alunos desenvolverem um processo contínuo e cada vez mais complexo no domínio do conhecimento artístico e estético.
Enfim, o ser humano que não conhece Arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa, dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.

Nilma Valéria Bertolino Assis

“O homem cria não apenas porque quer ou porque gosta, mas, porque precisa; ele só pode crescer enquanto ser humano coerentemente, ordenando, dando formas, criando"...(Ostrower)


-->

terça-feira, 8 de junho de 2010

Caricaturas

Caricaturas desenhadas pelos alunos do 8º Ano.
Harry Porter
Marilyn Monroe
Elvis Presley
Angelina Jolie
Bob Marley
Emerson Fittipaldi

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mosaíco

Mosaíco em EVA feito com a turma de 6º Ano.
Esta atividade possibilitou despertar habilidades, criatividade, organização e combinação de cores.

Os alunos, demosnstraram zelo, organização e entusiasmo no desenvolvimento da atividade. E o resultado superou as expectativas.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Pintura em pano de prato


Hoje resolvi postar os lindíssimos panos de prato que a minha filha Géssica pintou. Aliás, a ela esterno aqui o meu agradecimento por ter me presenteado com este blog. Não poderia deixar de compartilhar com vocês o seu talento e habilidade, dons esses vindos de Deus.

Agradeço também a enorme paciência, porque a cada dia tenho aprendido coisas novas e por ela me ensinar a cuidar desse cantinho tão especial.

Filha amada, você é a jóia mais preciosa que Deus me deu.